quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Richard Joseph Neutra



Neutra, nascido no ano de 1892 em Viena, foi um arquiteto e designer modernista. Teve sua formação na Universidade Técnica de Viena onde foi aluno de Adolf Loos com quem trabalhou antes mesmo de se formar. Intrigado com o otimismo e energia dos Estados Unidos, Richard demonstrou um grande desejo de mudar-se. Porém, em 1914 tem seus planos adiados com o início da Primeira Grande Guerra, para qual foi convocado a servir a artilharia vienense.
Teve seu primeiro projeto contruído durante a guerra: uma casa de chá dos oficiais, pôde ser notado elementos de sua arquitetura de pavilhão de delgados pilares e vigas.
E 1923 viajou para os Estados Unidos admirado pela arquitetura de Frank Lloyd Wright.Fez alguns projetos em Chicago, e foi convidado por Wright a trabalhar em Wisconsin. Apesar do grande encantamento, Neutra se decepcionou com a arquitetura carregada de ornamentação de Wright, após a participação em alguns projetos seguiu para Califórnia em 1925 libertando-se da repressão da influência estilística de Frank Lloyd.
Em 1927, concretizou seu primeiro projeto importante na América, Jardinette Apartments (1927), um dos primeiros exemplos do que viria a se chamar "estilo internacional".

Jardinette Apartments (1927)

E 1927 Neutra contruiu uma casa de saúde, que foi o esplendor do Estilo Internacional,com sua expressão arquitetônica derivando diretamente de uma estrutura de aço revestida por uma leve camada de material sintético. Esta obra exerceu uma influência decisiva sobre a carreira de Richard, que a partir de então conseguiu os melhores programas quando o interpretava de modo a trazer uma contribuição direta ao bem-estar psico-fisiológico de seus moradores.
Neutra tinha como tema central de suas obras e escritas o impacto benéfico de um ambiente bem projetado sobre a saúde geral do sistema nervoso humano.


Lovell Health House, Los Angeles (1927-29) - Casa de Saúde

Em seu livro Survival Through Design [Sobrevivência pelo Design] (1954) escreveu:

“Tornou-se imperativo que, ao projetarmos nosso ambiente físico coloquemos conscientemente a questão da sobrevivência no sentido mais amplo do termo. Qualquer projeto que confira ou imponha uma tensão excessiva ao aparto natural humano deve ser eliminado ou modificado de acordo com as exigências de nosso funcionamento nervoso e, mais gradualmente, de todo o nosso funcionamento fisiológico”.

Neutra fazia perguntas relacionadas à percepção ambiental e às relações pessoais de seus clientes em relação ao entorno, ao espaço, às cores, as texturas, aos odores, aos sons, dizendo que o arquiteto tem que compreender o que leva o indivíduo a enraiza-se naquele lugar. Ele demosntrou, como arquiteto, um responsável interesse por conhecimentos profundos do ser humano não só quanto ao funcionamento de seu sistema nevoso, bem como o interesse pela medição, das intensidades emotivas, estudos esses dos campos da medicina e fisiologia, dos quais se fazia préstimo para melhor entender seu cliente e satisfase-lo como pessoa.

Richard acreditava que a arquitetura moderna tem de agir como uma força social na melhoria da humanidade.

Neutra estabeleceu procedimentos de classificação e ordenamento das funções em setores funcionais, refletidos nos arranjos espaciais das edificações. Esse procedimento classificador estabeleceu formas de controle das ações sociais na edificação.

Neutra desenvolveu também, ao longo de sua carreira, uma série de mobiliario. Tendo os mesmos princípios utilizados na arquitetura, pensando sempre no fisiológico do ser humano e em sua relação com o espaço e os objetos.



Referências:


http://books.google.com.br/books


BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. 4ª ed. Editora perspectiva. São Paulo. 2006.


FIELL, Peter & Charlotte. Design do século XX. Taschen. Hohenzollernring, Köln. 2005.


SACK, Manfred. Richard Neutra. Editorial Gustavo Gilli. Barcelona. 1994.









Nenhum comentário:

Postar um comentário